Policiais de Oriximiná espacam negros no Acapú
Agência Oriximiná  05/04/2000 21h04

Já está na Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública, em Belém, a denúncia formulada pela ASTRO - Associação dos Produtores e Criadores Rurais da Bacia do Rio Trombetas, informando a ação cruel e desumana praticada por 6 policiais da Delegacia de Polícia de Oriximiná que espacaram 3 negros, no último dia 23 de Março, no rio Acapú, na região do Trombetas.

Em missão despachada pelo Delegado Paulo Maurício, policiais não identificados abusaram da violência quando atiraram na direção dos negros de prenome Esmeraldo, Agenor e Cristiano, espancando-os, algemando-os para em seguida jogarem no porão da lancha que fazia viagem, adicionando crueldades como paneiro de farinha em cima deles.

A denúncia assinada por Francisco José dos Santos, presidente da ASTRO, também foi protocolada em 30.03.00 na Promotoria de Justiça de Oriximiná, até o momento sem notícias de providências tomadas por quem de direito.

Há notícias que a missão visava entregar intimações do Delegado a possíveis integrantes em conflitos de terras na região. Com a palavra, as autoridades de Oriximiná e do Pará.